sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"A importância da Família"

«Se a família não se ocupa com as coisas de Deus, está a fugir à leia da Igreja»

Realizou-se, no pas­sado domingo, numa das salas do Centro Paroquial de Calendário, um seminá­rio intitulado "A importância ja Família". Entre as 15 e as 17h 15, ouviu-se falar so­bre a família na sociedade.
O padre Adelino Costa, com o tema "Família na Igreja", abordou alguns pensa­mentos, destacando que «nós, como indivíduos, so­mos criados à imagem de Deus, logo temos que co­locar os talentos ao serviço dos outros. Se a família não se ocupa com as coisas de Deus, cristãmente está a fugir à lei da Igreja».
No tema "Família na Educação", o dr. Mário Fer­reira falou como pai e edu­cador sobre a forma de edu­carmos os nossos filhos: «Devemos fazer com que eles aprendam cada vez mais a gostar de si próprios, da família, dos amigos e que se aceitem tal como são, não os obrigando a crescer à nossa imagem».
Ainda neste tema a pro­fessora Cândida Veloso abordou mais a relação fa­mília-escola, realçando que «quanto mais próximos es­tivermos dos nossos filhos, mais facilmente os ajuda­mos a transpor as dificulda­des de hoje que são muitas e cada vez mais, numa es­cola que é diferente da de antigamente»
"Família na Saúde" foi o tema reservado para o dr. Camilo Freitas que consi­dera que «saúde é uma pessoa sentir-se bem con­sigo própria, não só ao nível físico mas também intelec­tual e social. Com o mundo como está em crise há cada vez mais famílias com pes­soas doentes a vários ní­veis, sentindo um certo desconforto e medo, daí ser necessário os nossos go­vernantes fazerem um diag­nóstico e procurarem a cura».
Ficou por discutir o tema "Família na Seguran­ça"; já que apesar de ser anunciada a presença do Chefe Santos da PSP de V. N. de Famalicão, este não esteve presente nem se fez representar.
Embora esta iniciativa tenha sido da responsabi­lidade de dois jovens, foi pena que só dois ou três ca-. sais jovens tenham estado presentes, já que a maioria eram casais já avós e num universo de quase vinte milhares de habitantes que tem Calendário, só cerca de quatro dezenas marcaram presença. (ManSanches)
(Extraído do Jornal "Cidade Hoje")